Saiba tudo sobre a turbina para motor diesel

Saiba tudo sobre a turbina para motor diesel

O motor diesel exerce a sua função a partir da junção de três elementos: o calor, ar e combustível. O veículo passa a funcionar quando esses três elementos entram em ação e a combustão faz o motor do veículo funcionar.

Mas graças à tecnologia é sempre possível melhorar ainda mais esses processos. É por isso que os sistemas de injeção são criados para otimizar o desempenho do combustível e os sistemas de turbina são criados para melhorar a utilização do ar.

Para veículos e equipamentos pesados, o uso de turbinas pode ter um impacto significativo, pois aumenta a presença de ar nos cilindros para fornecer mais potência ao motor diesel. É a potência que o dispositivo precisa para entregar uma excelente performance.

Mas, afinal, como funciona a turbina de um motor a diesel? Como você pode prolongar a vida útil desse componente crítico por meio da remanufatura? Para entender esses e outros pontos, confira nosso artigo completo sobre o assunto.

O que acontece na alimentação de ar por turbinas?

Uma turbina é um dispositivo conhecido por vários outros nomes como: turbocompressor, supercharger, turboalimentador, turbo, etc. Como o nome já dá a entender, é um componente que pode fornecer mais potência aos motores diesel, estes motores precisam de potência extra todos os dias para realizar algumas tarefas, por isso a turbina é responsável por fornecer essa potência.

Isso porque, mesmo com motores a diesel, equipamentos mais pesados ​​exigem potência extra todos os dias para realizar determinadas tarefas. A turbina entra inteiramente como a responsável por fornecer essa força extra.

Ao contrário dos modelos convencionais, o suprimento de ar da turbina gera mais força nos cilindros, o que resulta em combustão mais rápida em menos tempo, processo que acaba por trazer mais potência ao dispositivo.

Como funciona uma turbina para motores a diesel?

Basicamente, as turbinas funcionam comprimindo o ar de um motor diesel em cilindros - o processo oposto aos motores convencionais, onde o ar é sugado. Isso é possível porque a peça é composta por dois rotores centrífugos conectados ao mesmo eixo, mesmo estando isolados em cada compartimento.

Com isso, a turbina pode fornecer mais potência ao seu equipamento, produzindo potência extra em qualquer situação.

Além da potência extra, outro grande benefício de usar um turbo é que o dispositivo não usa a potência do motor. Na prática, um turbocompressor aproveita a energia dos gases gerados pela combustão, que não são mais liberados diretamente na atmosfera, mas giram o rotor, que se torna o principal gerador da turbina.

Como preservar a minha turbina para motor a diesel?

Embora seja uma peça de alto padrão que dará excelentes resultados ao seu motor diesel, a turbina também sofre com o desgaste do tempo, problemas esses que são agravados quando existe a falta de cuidado por parte do usuário.

Uma boa maneira de mantê-lo funcionando é fazer inspeções periódicas nas peças e seguir boas práticas diárias, como:

  • Aguarde um pouco com o motor funcionando em baixa rotação antes de desligar o turbo;
  • Evite levantar o giro imediatamente ao ligar a máquina;
  • Assegurar uma boa lubrificação do motor e turbocompressor;
  • Substitua regularmente o filtro de ar, filtro de óleo e óleo lubrificante;
  • Evite o pico e repico do acelerador.

Devo fazer a remanufatura para o funcionamento da minha turbina para motor a diesel?

As boas práticas descritas acima ajudarão você a usar sua turbina por longos períodos de tempo. Porém, em algum momento, devido ao uso diário das peças, a substituição se faz necessária. É aqui que a vida útil das peças é estendida e o motor diesel precisará de uma remanufatura.

O processo de remanufatura é a restauração completa da sua turbina sem investir em peças novas. Ou seja, você pode obter os mesmos componentes com disponibilidade original de forma mais rápida e econômica.

Durante o processo de remanufatura, sua turbina passará por uma análise técnica de falha, identificação de peças, restauração (se necessário), substituição de peças danificadas, retificação, balanceamento e montagem de precisão. E todo o processo segue o modo original de fábrica.

Sem dúvidas, a remanufatura é o seu melhor custo-benefício para manter os turbos do seu motor diesel funcionando.

De qualquer forma, se você usa equipamentos pesados ​​todos os dias, não pode viver sem turbinas a diesel. No seu dia a dia, essa peça é tão importante quanto qualquer conhecimento técnico. No entanto, para garantir o custo-benefício da remanufatura, é importante que o processo seja realizado na AD Turbos, somos referência nesse ramo e atendemos na cidade de Guarulhos, em São Paulo!

Fale Conosco