Como o tamanho da turbina e a pressão muda o motor?

Como o tamanho da turbina e a pressão muda o motor?

Parece que essa é uma pergunta bastante frequente feita pelos amantes de turbinas. Mas afinal, como o tamanho da turbina e a pressão podem mudar o motor do meu automóvel?

Será que o tamanho é realmente relevante para o desempenho final do seu automóvel? Em casos onde a turbina é muito grande o resultado esperado e o ganho de potência pode ser muito inferior quando comparado a uma turbina menor. Isso ocorre porque nessas situações o seu motor pode faltar “fôlego”, ou seja, ele não consegue atingir uma rotação suficiente para encher a turbina por completo, o que acaba resultando em uma cavalaria bastante inferior por conta do superdimensionamento.

Quando falamos apenas de dimensões, sabemos que o turbocompressor menor acende mais rápido, quando ele é mais leve os gases da turbina vão acelerar o motor da turbina e do turbocompressor muito mais cedo quando comparado a uma turbina maior. Ou seja, um assopro menor já traz um resultado suficiente para que seja possível ter pressão na admissão.

A pressão de trabalho do turbocompressor vai definir quando ele vai acordar. A pressão de superalimentação que normalmente é fornecida por um turbocompressor é de 6 a 8 libras por polegada quadrada. Como a pressão atmosférica normalmente é de 14,7 lb/pol2 ao nível do mar, o turbo acaba colocando 50% mais ar no motor

Mais pressão do turbo significa mais potência?

Pressão alta não significa melhor rendimento. Em alguns casos, dependendo do tamanho do compressor, quando ele chega no seu limite de funcionamento para liberar pressão, começa a esquentar mais o ar, gerando turbulência.

Toda vez que você adquire um turbo de boa qualidade, você encontra um encarte com um gráfico ilha, que é um mapa que mostra como essa turbina vai trabalhar melhor. Ou seja, não adianta colocar qualquer componente na sua turbina, pois ela não irá desempenhar o seu papel com qualidade. Toda turbina gera 2 kilos de pressão, mas o que importa não é a pressão, mas sim a massa de ar. Todo turbo consegue gerar um fluxo de ar X, que é chamado de massa de ar, quando eu tenho um rotor maior, eu preciso de um compressor maior também, então toda turbina conta com essa ilha e nela você consegue cruzar Y com X, definindo qual o trabalho a ser feito.

Fazer esse procedimento pode levar a uma série de problemas, como a quebra do turbo e superaquecer a sua pressurização. Por isso, é importante estar atento e chamar um mecânico de confiança para checar isso para você.

Lembre-se: quando for comprar um turbo, olhe sempre o gráfico da turbina, assim você evita problemas e ainda aproveita o turbo ao máximo.

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